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Com andos Básicos
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Sem bola:
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- Carrinho.
- Marcação com pressão, Volta com o goleiro pro gol.
- Avança o goleiro.
- Rouba a bola sem falta (muitas vezes acontece falta, enquanto você pressiona se o adversário der um corte com + seu jogador irá cair no drible).
- Troca de jogador.
- Pode ser combinado com ,, e para mudar as estratégias.
- Corre com o jogador.
- Em conjunto com deixa seu jogador livre, você terá total comando sobre ele.
L3 - Movimenta o jogador.
R3 – Nada.
Com bola:
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- Cruza ou lança (três vezes cruza rasteiro, ou lança rasteiro, duas vezes a bola vai a meia altura, uma vez a bola vai pelo alto, aconselho cruzar e lançar com o L1 pressionado, assim a bola sempre irá em direção a um jogador do seu time).
- Chuta (normalmente o jogador chutará de bico, para que ele chute colocado, com o lado do pé é necessário segurar o botão antes do chute, e chutar com ele pressionado).
- Toque na frente para corrida do outro jogador em combinação com o pressionado toca na frente por cima, neste WE9 este passe quando feito em direção ao gol sai muito esticado e quase sempre o goleiro sai na bola, é mais eficiente quando utilizado nos passes verticais em campo, como viradas de jogo entre os atacantes.
- Toque, quanto mais você segurar, mais forte vai sair o passe.
- Botão para fazer combinações e dribles e tabelas.
- Botão para fazer combinações da estratégia.
- Corre com o jogador, se segurado e a bola vier alta o jogador a ira matar no peito se vier rasteira o jogador a ira deixar passar debaixo das pernas, é usado para brecar também, mas uma boa dica é o breque com o , o jogador vai parar de correr e ficar em direção ao gol, no momento em que o adversário parar na sua frente, você continua correndo na direção em que estava antes de brecar! Muito difícil não cair nessa finta!
- Botão para fazer combinações e dribles, é necessário segurar este botão para chutar colocado e com o lado do pé.
L3 - Movimenta o jogador
R3 – Dois toques para o lado que indica a frente do seu jogador, ele pedala. Dois toques para direita ou esquerda do seu jogador, ele corta para o lado escolhido. Dois toque para o lado que indica as costas do seu jogador, ele passa o pé ao redor da bola uma única vez. Baixo e cima, o jogador levanta a bola. Escolher um lado e apertar o R3 para baixo (como um botão), o jogador toca a bola na direção escolhida. Rodando, fazendo um 360º o jogador gira sobre a bola como o Zidane costuma fazer.
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Escanteio
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( BB) - Cruza (Caso você esteja vindo do WE7 para o Winning Eleven 8 Liveware Evolution você não deve deixar a barra de força passar do meio, pois se passar a bola atravessa a área e sai do outro lado. Você pode depois que tiver apertado o Bola usar o R3 para que a bola faça curva.
- Cabeçada.
- Toque na frente do jogador.
- Passe para um jogador ou toca de cabeça para o jogador que esteja melhor posicionado dentro da área.
- Troca de jogador.
- Pode ser combinado com ,, e para mudar a estratégia.
- Coloca efeito e faz o cruzamento ir mais rasante.
- Faz com que o cobrador coloque mais curva na bola.
L3 - Movimenta o jogador.
R3 - Coloca grande curva na bola, basta apertar o botão bola, e logo em seguida movimentar o R3 para o lado que você queira colocar a curva, quanto mais antes do jogador acertar a bola você virar o R3, mas curva a bola vai fazer.
Defesa no escanteio:
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- Dependendo da posição: da carrinho ou um chute para frente, também pode tirar a bola de cabeça.
- Dependendo da posição da uma cabeçada pra frente, ou chute.
- Sai com o goleiro, em versões anteriores do WE, era bastante eficiente sair com o goleiro em escanteios, mas no Winning Eleven 9 a coisa mudou, os escanteios são cobrador de diferentes formas e caso você sai com o goleiro em um escanteio de forma errada o gol é quase certo, por isso é melhor esperar pela reação da zaga.
- Toca de cabeça, tanto com o pé quanto de cabeça.
- Troca de jogador.
- Pode ser combinado com, , e para mudar a estratégia.
- Corre com o jogador.
L3 - Movimenta o jogador.
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Lateral
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- Cobranças altas, fortes e longes.
- Nada.
- Passe na frente do jogador.
- Passe no pé do jogador.
L3 - Movimenta o jogador.
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Cobranças de Faltas:
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Em cobranças de faltas se você apertar o você poderá fazer uma cobrança ensaiada junto a um companheiro do seu time. Você pode também bater a cobrança de falta com o jogador da frente sem precisar do que está atrás, apertado o e chutando para o gol ou fazendo um passe com o. Se você aperta o o jogador de apoio irá aparecer, depois basta bater normalmente que o jogador de apoio irá fingir o chute e o de trás chuta normalmente. As seqüências possíveis são:
- Se você apertar o de novo depois de ter apertado o jogador da frente irá trocar de lado.
+ = O jogador da frente irá dar um toque para adiantar a bola (de acordo com a força colocada por você) e o outro vira de trás para chutar, cruzar entre outras coisas escolhidas por você.
+ = Chuta com o jogador da frente.
+ = Cruza com o jogador da frente.
+ = O jogador de a frente irá rolar a bola para o jogador de trás.
+ = O jogador que está na frente irá passar uma bola adiantada para um jogador.
Defesa na cobrança de falta:
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- Faz a barreira ir para cima da bola.
- Faz a barreira pular.
- Troca de jogador, nessa versão não adianta pressioná-lo para o goleiro ir na bola após a cobrança, como funcionava no WE8.
- Faz a barreira ficar parada.
- Troca de jogador.
- Pode ser combinado com ,, e para mudar a estratégia.
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Combinações entre botões:
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As combinações são botões que apertados juntos a outros botões e dão jogadas ou dribles, que servem para te auxiliar a fazer uma jogada.
+ = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que vai receber e o jogador A irá correr para receber a bola na frente, necessariamente não é obrigado tocar de volta para o jogador A.
+ + = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e esse jogador B irá devolver a bola para o jogador selecionado por você.
+ + = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e esse jogador B irá adiantar a bola para um jogador selecionado por você, provavelmente será para o jogador A novamente.
+ + = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e devolver a bola alta dando um lançamento para o jogador selecionado por você, normalmente é o jogador A.
+ + + = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e esse jogador B irá devolver a bola á meia altura dando um lançamento para o jogador selecionado por você.
+ + + + = O jogador A que estiver com a bola irá tocar para o jogador B que irá receber a bola e esse jogador B devolverá a bola rasteira dando um passe com força para o jogador selecionado por você, normalmente o A.
+ = O jogador que estiver com a bola dará um lançamento para o jogador selecionado.
+ = O jogador irá dar apenas um toque para encobri o goleiro ou o que estiver na sua frente.
Depois = O jogador irá chutar por cima do goleiro, diferente do lance descrito acima, com Quadrado e depois R1 a bola não sobe muito.
+ = O jogador irá chutar colocado, com o lado do pé.
+ = O jogador irá dar lançamento alto no pé do jogador selecionado, pode ser usado para cruzamentos quando você estiver com a bola, ou para sair no contra-ataque.
+ + = O jogador irá dar um lançamento a meia altura no pé do jogador selecionado, pode ser usado para cruzamentos quando você estiver com a bola, ou para sair no contra-ataque.
+ + + = O jogador irá dar um lançamento rasteiro no pé do jogador selecionado, pode ser usado para cruzamentos quando você estiver com a bola.
+ R3 = Você poderá escolher a força do seu lançamento ou cruzamento como desejar. Obs.: O R3 deve ser apertado como um botão.
+ = Irá avançar o seu time (vide: a barra em baixo do display dos nomes dos jogadores).
+ = Irá recuar o seu time (vide: a barra em baixo do display dos nomes dos jogadores).
+ ou ou ou = Irá acionar a estratégia selecionada por você no menu formação.
+ = O jogador deve estar correndo , depois de estar correndo basta você apertar o e algum direcional para ele adiantar a bola a sua frente.
+ = Você terá total domínio sobre o jogador, o jogador deve estar correndo atrás da bola ou parado. (Obs.: Em alguns lances você tenta tirar o seu jogador da jogada e ele num sai, basta aperta esses dois botões que você terá controle dele e poderá tirar ele da jogada, é bom para dar drible da vaca e anular jogadas em que seu jogador encosta na bola quando ela esta saindo e isso acaba dando um lateral ou escanteio de graça para o adversário).
+ = Quando você estiver parado, basta apertar esses dois botões para o jogador adiantar a bola, com um toque de leve. Muito útil fazer na linha de fundo, antes dos cruzamentos ou lançamentos.
+ = Marcação dupla, você irá fazer uma marcação com o seu jogador e irá vir um outro jogador comandado pelo computador para marcar o jogador adversário que estiver com a bola.
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Dribles
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+ + = O jogador irá dar a famosa pedalada, passando o pé ao redor da bola três vezes.
+ = O jogador irá passar o pé ao redor da bola rapidamente, apenas uma vez.
+ + + = O jogador irá pedalar, e depois adiantar a bola na frente.
+ + = O jogador irá passar o pé ao redor da bola uma única vez, e depois irá adiantá-la na frente.
+ = O jogador irá dar um corte, basta você escolher o lado que ele corta para o lado escolhido. Muito útil contra adversários que jogam com o Xis apertado quando não estão com a bola, quando o adversário estiver pressionando o Xis o jogador dele irá cair nesse drible.
Cortes Múltiplos = Primeiro toque para um jogador e fique com o botão de passe pressionado até o jogador receber a bola. Assim que ele estiver com a bola continue com pressionado e depois basta você apertar o botão de chute que ele irá dar um corte agora basta você ficar apertando que ele irá dar vários cortes consecutivos.
+ seta que indique esquerda ou direita do seu jogador = O jogadora irá dar uma “jogadinha” a bola para lado, se você em seguida não apertar nada você poderá perceber que o jogar irá ficar andando estilo futsal.
+ seta que indique esquerda ou direita do seu jogador + e e a seta que indicar a frente do seu jogador (Obs.: Todos apertados juntos) = O jogador irá primeiro andar no modo futsal depois ele irá jogar o corpo para um lado fingindo correr com a bola e depois irá voltar.
+ seta que indica esquerda ou direita do seu jogador + seta que indicar a parte de trás do seu jogador = O jogador irá andar no modo futsal e depois irá ficar puxando a bola para trás esperando o zagueiro “vir tirar a bola” dele.
+ + Elástico (Obs: apenas alguns jogadores fazem esse drible, como o Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, e alguns outros).
+ + + = O jogados pedala e logo em seguida da um elástico (isso no caso dos jogadores que dão elásticos, como o Ronaldo e o Ronaldinho Gaúcho).
Giro ou 360º - Basta você girar o botão R3 num giro de 360 graus, assim o jogador irá dar uma rodadinha com a bola estilo Zidane.
Duas vezes para esquerda ou direita do seu jogador = Você deve estar parado, basta apertar duas vezes rápidas para direita ou esquerda do seu jogador, ele irá fazer como o Garrincha, finge que vai, mas não vai. Atualmente esse drible não ajuda muito no jogo, mas se você conseguir enganar um amigo, vale a pena, para dar muita risada da cara do seu amigo.
+ seta que indicar as costas do jogador = O jogador irá dar um toque na bola para encobrir ele e quem estiver atrás dele, o famoso chapéu. (Obs: Este drible funciona só quando a bola está na altura do peito ou acima).
+ = Porta Luz (Aperte o botão de passe quando a bola estiver chegando no pé do jogador aperte o que o jogador irá abrir as pernas e a bola passara).
= O jogador breca (Quando você estiver correndo, solte o e espere o jogador começar a andar, em seguida aperte o que o jogador irá pisar em cima da bola).
= Aperte quando você estiver com a bola e parado, o jogador irá virar automaticamente para o gol adversário. Em alguns lances isto pode ajudar muito. Uma boa dica é usar isto na lateral de campo, você corre com a bola, pressiona o R2 (seu jogador vai brecar e virar de frente para o gol) depois você vira para o lado contrario ao que estava correndo ou continua a correr para a mesma direção que estava indo originalmente antes da parada, muito útil contra adversários humanos.
+ = Faça quando você estiver parado, o jogador irá jogar a bola um pouco para o lado. Muito bom fazer antes de cruzamentos e lançamentos.
+ = Ao receber o passe aperte esta seqüência que o jogador irá fingir receber a bola e deixará passar em seguida correrá atrás dela.
= Andar e depois para o jogador com o R2 é simples e muito eficiente, o adversário sempre vai de mais e tenta voltar, ou não volta mais.
+ duas vezes para trás do jogador no direcional, o jogador puxa a bola para trás, tem boa utilização em lances onde você está parado e o adversário tenta dar um carrinho frontal.
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Dicas
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à Se houver uma cobrança de falta para você, e você perceber que está bem perto do gol e os jogadores da barreira são bem altos. Mire no jogador no meio com a mira embaixo das pernas desse jogador depois aperte e a seta para baixo e encha a barra de força até o fim, assim o jogador irá dar um chute rasteiro se você der sorte na maioria das vezes a barreira pula e o seu chute irá passar por debaixo dela indo direto para gol, o goleiro nem irá ver.
à Use e abuse de contra-ataques, pois eles podem ser suas salvações em algumas situações.
à Em alguns lances o carrinho pode ser indispensável ainda mais com essa nova versão (onde os jogadores pulam mais frequentemente os carrinhos), você pode ameaçar ir nas pernas de um jogador só para não deixar ele dominar a bola com tranqüilidade, muitas vezes por causa do pulo do adversário a bola acaba sobrando para um jogador do seu time, ele pode lhe ajudar muito.
à O treino é essencial, não deixe de usá-lo. Na máster liga você encontra opções dentro do modo Treinamento, que ajudam a equilibrar o físico dos jogadores, e em certos momentos você pode escolher em quais características o jogador melhore!
à Conheça os jogadores do seu time, quais são os seus pontos fortes e seus pontos fracos, para poder montar a melhor tática e ter um bom aproveitamento na hora do jogo.
à Os chutes de longa distância podem ser muito úteis, principalmente quando houver muita gente na área, pois o seu chute pode bater num zagueiro e acabar entrando no gol.
à Em alguns momentos o chutão para frente pode ser a solução, caso o adversário se atrapalhe você pode dominar a bola e em seguida aproveitar o contra ataque.
à Use e abuse dos novos estilos de cobrança de falta para confundir seu adversário isto pode ajudar.
à Quando você tiver jogando numa partida na chuva, ou em um gramado ruim. Arrisque muitos chutes de longe, pois o goleiro tem muitas dificuldades de segurar a bola. Dessa forma você pode aproveitar um rebote.
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Seu Psicológico
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Você sabe que em todos os esportes e jogos o psicológico é muito importante, se você começar a ficar nervoso durante o jogo, parece que seus erros começarão a se multiplicar e o nervosismo vai aumentar e as coisas vão ficando cada vez piores. No Winning Eleven não é diferente. Você deve tentar ficar calmo, durante todos os jogos e durante todo o tempo de uma partida. Caso você tome o gol antes de fazer, o pensamento deve ser de superação, de mudar a maneira de jogar, de apertar na marcação, de realmente brigar pela bola, dividir as jogadas, literalmente jogar na famosa RAÇA. Parece estranho, mas é isso mesmo, esse é o nível de realidade que o Winning Eleven 8 Liveware Evolution chegou. Quando você está perdendo e fica nervoso um lance de falta que o árbitro não marca já é motivo para querer quebrar o PLAYSTATION 2, para alguns até os olhos enchem de lagrima de tanto nervoso. Nos momentos de nervosismo tudo parece ser contra você, por isso ficar bravo não adianta nada, só vai te atrapalhar.
O engraçado é que quando você esta perdendo e fica nervoso parece que laterais são invertidos, é claro a favor do adversário, escanteios são transformados em tiros de meta. Faltas não são marcadas á seu favor, qualquer faltinha que você faz é motivo para cartão, seus chutes perfeitos vão à trave o goleiro adversário parece estar iluminado, enquanto isso qualquer ataque adversário é motivo para lances de gol, e muitas vezes o gol acontece. Por isso, muita calma nessa hora, quem ainda vai ingressar no mundo de Winning Eleven, mas não quer passar raiva, eu aconselho a ir jogar FIFA. Daqui alguns anos aqueles que forem começar a jogar o Winning Eleven terão que fazer um ""curso"" para jogar, pois o jogo está cada vez mais complexo cheio de jogadas e combinações. Não é qualquer Zé que vence de 10 a 0 no FIFA, que vem para golear ou se quer ganhar partidas no WE8 Liveware Evolution, o verdadeiro simulador de Futebol.
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