Simulações físicas pode tornar um game ainda mais realista e melhorar a experiência dos jogos e aumenta ainda mais os efeitos especiais contidos
em um jogo.A física nos jogos é um termo que abrange uma quantidade muito grande de ações para poder ser posto num jogo corretamente.
Antes de todos os desenvolvedores do jogo escolherem se os efeitos da física vai acrescentar alguma coisa na melhora do game ,eles têm que decidir se eles querem criar o seu próprio motor de física, ou se eles vão usar middleware(é um computador usado para conectar os componentes de software ou aplicativos) . Alguns motores de físicas são bem conhecidas como NovodeX, Havok ou ODE.
Para simular florestas inteiras com cálculos de física muitos desenvolvedores utilizam o SpeedTree(é um pacote de programação produzida pela Interactive Data Visualization, Inc. (IDV), que gera uma virtual folhagem para animações e a usa em tempo real para jogos e simulações) e aEuphoria(é uma linguagem de programação interpretada de alto nível, abstrata, orientada a objetos, estruturada e procedural) para tornar os movimentos do corpo mais realista.
Na galeria de fotos abaixo, você pode encontrar uma seleção de jogos que são considerados por ter efeitos de física notáveis ,lembrando que a lista de jogos
é feita desde o inícios dos jogos em 1958 até nos tempos de hoje,mas só tem
alguns jogos e não todos.
Tennis for Two (1958)
Pong (1972)
Destruction Derby (1995)
Trespasser (1998)
Red Faction (2001)
Max payne 2 (2003)
Farcry (2004)
Half life 2 (2004)
Fear (2005)
Prey (2006)
Call of Duty 4: Modern Warfare (2007)
Unreal Tournament 3 (2007)
Crysis (2007)
Farcry 2 (2008)
Mirror's Edge (2009)
Batman: Arkham Asylum (2009)
Bad Company 2 (2010)
Metro 2033 (2010)
Just cause 2 (2010)
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