sexta-feira, 30 de abril de 2010

Textura Ruim: O lado feio dos jogos

Texturas são uma parte vital da impressão visual emitido por cada jogo criado, mas se não forem feitos com muita calma e cuidado, elas podem acabar
com a experiência visual que você terá do jogo.

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Mesmo nos dias de hoje com os desenvolvimento de jogos estando muito avançados, ainda existem exemplos de uma textura ruim em um game. Isto é causado por razões técnicas ou a idéia de economizar tempo e dinheiro. Muitas vezes, os jogos passados de um console para o PC tendem a ter texturas ruins, por causa das capacidades dos consoles que muitas vezes estabelecem um limite para as texturas. Este problema não é falta de memória ou uma placa de vídeo melhor, mas o fato de que texturas precisam ser carregados a partir de DVD / CD. As altas resoluções das texturas são de tamanho considerável e, portanto, é preciso tempo para carregá-las, e ainda temos a ajuda do shader(é a renderizaçao das imagens graficamente construidas em ambiente 3D, para melhor definição, resolução e visualizaçao) que é para melhorar as texturas que tem baixa qualidade. 

Graças a tecnologia que temos hoje em dia, muitos resultados melhores são possíveis. Títulos como Crysis e Unreal Tournament 3 podem provar isso.
Crysis vem junto com 4.096 x 4.096 texels(é a unidade fundamental usada
no espaço de textura)
 comparado com 64 x 64 texels em Tomb Raider, isto é bastante impressionante.

O desenvolvimento nesta área tem feito muitos progressos, especialmente as melhorias das placas gráficas e as possibilidades apresentadas pela API oferecido novas maneiras de trabalhar com as texturas. Hoje, a textura não é apenas uma cobertura para um objeto, mas é capaz de fornecer informações adicionais, também.

Há muitas ocasiões em que a textura foi muito bem feito pelos desenvolvedores do jogo, mas também há alguns casos em que, aparentemente, algo deu terrivelmente errado e as texturas ficaram horríveis.

Vejam algumas fotos de texturas ruins(clique na imagem para ampliar)

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