sexta-feira, 7 de maio de 2010

''GamePlay'' Duke Nukem Forever: o jogo que não existiu

Em 1996 é lançado um jogo revolucionário no estilo “tiro em primeira pessoa”. Duke Nukem 3D trazia um anti-herói cínico, violento e musculoso, apresentando inovações até então inéditas nos jogos da época: interação do personagem com o cenário (produzindo situações divertidas como quando o personagem se olhava no espelho e dizia “Damn, I’m good!”) e a união do humor negro com violência extrema.
imagem

O jogo se tornou um dos mais vendidos na história dos games e fez com que uma legião de críticos e fãs praticamente exigissem uma continuação. No ano de 1997 foi dado o início do projeto Duke Nukem Forever, talvez um dos jogos mais esperados de toda história dos games.
Em 6 de maio de 2009, a empresa que revolucionou este mercado – 3DRealms – bate a última foto da equipe antes de dispensar e fechar toda a sua seção de desenvolvimento. O motivo? a incapacidade de produzir o jogo.

Como uma empresa conseguiu ir do céu ao inferno desta maneira? É o que iremos discutir aqui.

Uma disputa judicial entre a 3DRealms e a Take Two Interactive atualmente envolve milhões e a briga pelo código fonte do jogo. Porém, a Take Two detém os direitos do produto e pensa em futuramente voltar a trabalhar no projeto.

Na época em que Duke Nukem Forever fora anunciado, os computadores ainda usavam Windows 95, o termo “giga” era quase que uma fantasia, os videogames mais poderosos tinham 16bits (SNES e MegaDrive) e a Pixar recém havia lançado Toy Story. O jogo que quis sempre estar no limiar da tecnologia teria que se adaptar a todas as mudanças que sucederam nos 12 anos de desenvolvimento. Devido a sua forma de produção e tomadas de decisão, isso acabou ocorrendo de forma lenta.

Apesar disso, milhares de fãs ainda nutrem esperança em ver a franquia revitalizada. Duke Nukem é, de fato, muito rentável. Mas será que haverá ainda fôlego para o projeto se tornar uma realidade, e não uma piada?
Game Play de 2009, bem irado

Nenhum comentário:

Postar um comentário