sábado, 1 de maio de 2010

Você já jogou Tibia?

Falar sobre um jogo com mais de dez anos de existêcia nos dias de hoje, pode não fazer muito sentido a princípio, pois a maior parte dos jogos lançados, perdem força com o passar do tempo, ou simplesmente se perpetuam no esquecimento sem agregar nenhum valor ao mundo dos jogos. Mas este não é o caso do nosso game em questão. Estou falando do clássico old School MMORPG - Tibia.

imagem


Tibia, que hoje já completa treze anos de idade, criou força em nosso país, em uma época onde a internet, MMORPGs ainda eram novidades para muita gente. Embora não seja muito amado pelos jogadores mais aficionados por gráficos e outros estilos de jogo. Todavia devemos concordar que conseguir se manter por mais de uma década sendo interessante para milhares de pessoas, é um feito digno de respeito. E esse mérito vai para os caras da Cipsoft - sua desenvolvedora, que se mantêm a todos esses anos oferecendo total suporte ao Tibia, sempre melhorando vários aspectos, inclusive visuais, e continuam ainda "puristas" em relação aos gráficos 2D. Talvez para não descaracterizar sua origem. Isso tem seu lado bom, pois torna o jogo extremamente leve, e acessível a todo tipo de computadores, há quem diz ainda que ele rodaria em uma calculadora, se tivesse uma tela compatível. Mas piadas a parte. Contudo, o fator gráfico ainda é motivo para muitos não se adaptarem, ou se propor a experimentar o game. 

imagem



Um pouco de sua história


No ano de 1995, a internet estava em plena ascenção mundial, atingindo cada vez mais pessoas. E foi pegando esta onda, que três estudantes alemães - Stephan Börzsönyi, Ulrich Schlott e Stephan Vogler, tiveram a grande sacada, de aproveitar o grande potencial de interação proporcionada pela internet - complementando a um estilo de jogo que já explorava este conceito, mas de forma muito limitada, e pouco interativa - os RPGs. Tudo que se tinha naquele tempo, era os famosos RPGs baseado em textos. Mas os três alemães não contentes, queriam algo mais interativo, com uma interface gráfica atraente, jogabilidade dinâmica. No ano seguinte, todo projeto já estava bem amadurecido e se mostrava bastante promissor.

imagem


Em agosto de 1996, Tibia era ligado a um servidor pela primeira vez, afim de executar testes de rotina, para comprovar a eficiência de seu projeto de rede. Enquanto o servidor era rodado em Linux, seu client era executado no Windows. Nessa altura, já tínhamos o game com boa parte de suas funcionalidades sendo executadas com sucesso. No natal daquele ano, é criado o primeiro site de Tibia, já com tudo pronto para o lançamento oficial do jogo.

Em 1997 - Tibia era lançado, mas ainda de forma meio "hobistica", pelos seus criadores, com seu servidor hospedado dentro de uma universidade local. Nesta época a internet se engatinhava no Brasil, e com uma fatia muito pequena de usuários possuidores de internet, a popularidade de Tibia ficou inibida no país por alguns anos, mas não demoraria a despertar.

imagem

Funcionários da Cipsoft

Em 2001 é inagurada a empresa Cipsoft, dando caráter mais profissional a produção do jogo. Nesta altura, a pequena desenvolvedora já contava com a presença de Guido Lübke, que começou como um jogador normal, mas se juntou ao time em 1999. Com a fundação da empresa, o título agregaria sistemas pagos de conta.

imagem

Números da empresa 2001 - 2006

Agora com um jogo já bem nivelado, e a internet mais soberba no Brasil. Tibia chegou como quem não quer nada, e logo arrebatou alguns milhares de adeptos brazucas se tornando na época um dos MMORPGs mais jogados da rede. O motivo dessa grande aceitação, ainda gera discussões em muitos fóruns por aí. Muitos acham que foi simplesmente pela seu baixo requisito de sistema, e de banda de internet, outros pelo fato de ser gratuito ou pelos seus PVPs abertos.

imagem

Fundadores da Cipsoft - Stephan Börzsönyi, Ulrich Schlott, Stephan Vogler e Guido Lübke.

Em um site especializado em MMORPG, quando um usuário é questionado sobre a formula de sucesso de Tibia, ele responde:

Quantos mmos você tem a possibilidade de chegar numa pessoa e dizer "passa todos os itens se não te mato"? Você pode assaltar, matar, sair com mulheres (AKA "toma,toma,toma" ou "crew,crew,crew"), formar grupos de amigos para se proteger de assaltantes e assassinos, desenvolver até uma máfia! Poder armar emboscadas na porta de cidades, cobrar proteção, oferecer serviços de vingança (AKA "vo xama meus amigo pra ti mata"), e tudo que sua criatividade permitir.
Citação original de Leon Alabard.

Os elementos deste depoimento, nos dias atuais podem nos soar familiares, pois muitos jogos do gênero já oferecem essa flexibilidade. E estas abordagens, tem sido intensificada ao longo dos anos. Mas nem sempre foi assim. Embora Tibia não seja o primeiro MMORPG, foi ele um dos grandes responsáveis por popularizar o gênero, e definir vários conceitos, que posteriormente seriam adotados como característica marcante dentro dos MMORPGs que conhecemos hoje. Um deles foi o sistema de classes - hoje receita básica para qualquer MMO. Outro aspecto que chama bastante atenção empregado nele, é o sistema de PVP - Loot. Este modo é caracterizado, quando o jogo permite e incentiva que os jogadores coletem itens de outros personagens que perderam suas lutas. Neste sistema, você pode roubar os bens dos demais jogadores.

imagem


Assim como já comumente encontrado nos MMOROG atuais, Tibia de início oferece quests que são localizadas em uma espécie de campo de treinamento, lá é oferecida uma série de desafios com propósito de familiarizar o jogador com o game, para só posteriormente introduzir seu personagem ao mundo de Tibia. Após conquistado o level oito de experiência, seu personagem passará poder optar por uma das classes presentes "cavaleiro, paladino, druida ou mago", cada uma com seus respectivos atributos.

imagem


Jogar Tibia nos dias atuais, além da experiência de jogo, pode te levar a conhecer um dos pontos de partida para a era MMORPG contemporânea. Apesar das visíveis marcas do tempo presentes, Tibia possui mais de 300 mil jogadores ativos atualmente, com forte ênfase no Brasil. Para quem não jogou ainda, e ficou curioso para conhecer, pode participar acessando o site oficial e se cadastrando. Lembrando que precisa de um email válido para isso, pois sua senha será enviada nele. Para contas premium: Boacompra

Um comentário:

  1. muito bom o post !
    já foi o jogo mesmo só não é mais por causa de varias não funcionalidades tiradas.... exemplo antes não atravessava players intão sempre a via "traps"

    ResponderExcluir