sábado, 1 de maio de 2010

Os Prós e Contras da Nova Geraçao

Se comparados há poucos anos atrás, os jogos evoluíram de forma grandiosa e bela. Gráficos perfeitos, áudio espetacular que mais parece ter sido produzido para o cinema, isso quando não é até melhor que no cinema.
Mas por trás dessa bela cortina, será que não se escondem histórias tristes que marcaram de forma negativa essa geração de consoles, como nunca antes havia acontecido?


Conhecendo a última geração


Os três famosos consoles que marcaram a atual geração são: Xbox 360 da Microsoft, Playstation 3 da Sony e Nintendo Wii da Nintendo.

Nintendo Wii


imagem


Prós

O console da Nintendo é bastante resistente, não quebra com facilidade. Ocupa pouco espaço, oferece uma gama interessante de jogos, mas que deve melhorar, pois até então, saíram mais jogos infantis e casuais do que franquias já conhecidas. E mesmo os jogos já lançados, não ficam tão interessantes quanto nos consoles concorrentes. Os acessórios disponíveis são bem legais, com exceção daquilo que eles tentam chamar de pistola. Os controles são bem sensíveis aos movimentos e transmitem exatamente o que você quer fazer para o jogo. A versatilidade do controle impressiona: Pode ser usado como um taco de golfe, uma espada, pistola e até mesmo volante. O console possui ainda um navegador web, acesso à central de notícias, previsão do tempo, entre outros canais. Também é possível baixar (comprar) jogos pela rede para vários consoles como Mega Drive, SNES, Nintendo 64, Neo Geo, etc. Ele é compatível com os jogos do GameCube e possui wi-fi embutido para conexão com a internet. De todos os consoles é o que possui melhor preço. 

Contras

O console da Nintendo veio com a promessa de revolucionar o mercado de games oferecendo algo nunca antes visto: Controles que respondem ao movimento do jogador. A precisão dos controles realmente é fantástica, porém a primeira impressão de que jogar com o Wii é algo novo e maravilhoso logo se desfaz. No jogo de tênis que acompanha o console por exemplo, você descobre que não precisa fazer todo aquele movimento para sacar a bola, mas apenas um mover de pulso. Pronto, acabou a magia. Ah, o console tem um jogo chamado Wii Fit que te chama de gordo na cara dura, talvez achando que isso sirva de incentivo para a prática de verdadeiros esportes. O console não agrada aos jogadores mais hardcore, que anseiam por gráficos perfeitos e tudo mais. Os gráficos do Nintendo Wii se assemelham ao do Playstation 2 (geração anterior), para se ter uma idéia. Enfim, se esperava mais do Nintendo Wii e mesmo sendo o console ainda mais vendido não satisfez completamente, pelo menos ainda, os seus jogadores.


Playstation 3

imagem


Prós

O console de última geração da Sony possui o melhor hardware de todos. Uma máquina poderosa capaz de oferecer o que há de melhor em processamento e gráficos nos jogos. O console possui um dispositivo wi-fi embutido, Saída HDMI, navegador de internet entre outras aplicações. O PS3 pode executar uma gama quase infinita de formatos de vídeos direto do seu computador para sua TV. Diferentemente do Xbox 360, o PS3 não possui uma fonte enorme do lado de fora do console, é tudo embutido, oferecendo uma maior praticidade. Outra característica marcante no PS3 é a mídia utilizada (Blue Ray) que oferece um espaço bem maior que os tradicionais DVD’s, bem como rodar filmes em Blue Ray. Possui controles sem fio e com bateria interna que pode ser recarregada através da USB do console. Os controles são dotados também de sensores de movimentos, este por sua vez não é muito bem aproveitado nos jogos. A maioria dos jogos para Wii e Xbox 360 têm versões para PS3, salvo franquias exclusivas. A configuração do console com o PC, tanto para jogar online quanto compartilhar mídia é extremamente simples e não vai exigir muito tempo do jogador. Também é possível comprar conteúdos e jogos online através do console. É compatível com a maioria dos jogos para PS2.

Contras

O principal ponto negativo do PS3 é o seu alto custo. Isso tem sido um problema não só para os consumidores, mas para a própria Sony que não pode baixar mais o preço do console, justamente pelo alto custo de produção. Alguns desenvolvedores reclamam que criar jogos para o PS3 é uma tarefa árdua. Talvez por esse motivo a biblioteca de jogos do Xbox 360 é bem maior. Sobre problemas técnicos, os relatos mais comuns são de problemas com a unidade leitora de Blue Ray, mas não são tão comuns.


Xbox 360

imagem


Prós

O console da Microsoft foi lançado antes do PS3, possui uma biblioteca de jogos superior ao PS3. Possui saída HDMI nos modelos atuais, leitor de DVD e é possível ter acesso à uma série de conteúdos exclusivos através de sua rede chamada “Live”. O Xbox 360 é compatível com a maioria dos jogos do Xbox original.

Contras

O console é um exemplo clássico de um projeto eletrônico desastroso. Desde que foi lançado vem enfrentando problemas de super-aquecimento, sendo lançada uma versão de placa para tentar resolver esse problema. Não vem com dispositivo Wi-Fi embutido como seus concorrentes PS3 e Wii. Os controles usam baterias AA (pilhas comum), o que não é um problema ou um ponto negativo na realidade, se você preferir carregar as baterias ao invés de prender o controle ao console por um cabo USB (caso do PS3). Os primeiros modelos, mais antigos, não vinham com saída HDMI. A comunidade Live, onde você pode baixar jogos e conteúdos e jogar online é paga. Se você não pagar a Live para ser “Gold”, não joga online, o que também pode não ser um ponto negativo sob vários aspectos, mas como comparação em relação aos concorrentes… Por vezes, mas não com frequência, ocorrem travamentos em jogos sem qualquer motivo aparente. É raro acontecer, mas acontece e é difícil encontrar alguém que nunca tenha enfrentado um único travamento no Xbox 360. A pergunta que fica é “por quê”? Aliás, essa é a pergunta mais frequente de usuários do Xbox para as 3RL


Conclusão

Fica a impressão de que essa nova geração parece ter sido um desastre. Cada console tem os seus problemas e aspectos negativos. Alguns deles, como no caso do Xbox com suas 3RL, fatais e irritantes. Mas quem tem um console destes sabe o grande prazer e diversão que eles proporcionam que fazem até a gente esquecer simplesmente que esses problemas existem ou já existiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário